3/3/11

Eumir Deodato Trio – Ao Vivo no Rio (2007)





Recomiendo encarecidamente la escucha atenta y el disfrute de este disco de Eumir Deodato. No puedo añadir mucho más a la excelente descripción que realiza la compañía Biscoito Fino para la cual fue grabado. Todo un homenaje a la música de Antonio Carlos Jobim, músico con el que tanto compartió en el pasado.

Desde que escreveu um arrojado arranjo para Assim falou Zarathustra, de Richard Strauss (tema do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço), em 1973, Eumir Deodato alcançou o primeiro time dos arranjadores internacionais. Não foram poucos os prêmios, além de um Grammy, na categoria Melhor Performance Instrumental pop/rock, e uma indicação para Melhor Artista Pop. No ano seguinte, numa viagem ao Brasil para rever a família – desde 1967 estava morando nos Estados Unidos – lamentou não ter sido convidado para tocar em nenhuma boate, clube ou o que fosse, apesar de, na época, já ter feito arranjos para Frank Sinatra, Tom Jobim, Aretha Franklin, Tony Bennett e Roberta Flack. Pois só agora, em 2007, graças à persistência do jovem produtor Pedro Seiler, que correu atrás ao saber que o músico iria se apresentar em São Paulo, ganhou um CD, gravado ao vivo nos dias 3 e 4 de abril na Sala Cecília Meireles: Eumir Deodato Trio – ao vivo no Rio, lançado agora pela Biscoito Fino. Com Deodato (teclado), estão, no baixo, Marcelo Mariano (filho de César Mariano e Marisa Gata Mansa) e, na bateria, Renato “Massa” Calmon, que segundo Deodato, só lhe deu alegrias.

Quando aceitou fazer o show no Rio, para a gravação do CD, o compositor e arranjador decidiu prestar uma homenagem a Tom Jobim, com quem trabalhou 15 anos em vários projetos, lembrando o aniversário de 80 anos, que teriam sido completados em janeiro último. São seis canções de Tom, incluindo aí, algumas em que participou como arranjador original, como Sabiá, cujo arranjo para o Festival da Canção foi feita por ele e também para a gravação de Frank Sinatra. O repertório tem ainda Baden Powell e Vinicius de Moraes, George Gershwin, o próprio Deodato (das 13 músicas do CD e DVD seis são de sua autoria) e Richard Strauss, com o arranjo fenomenal do brasileiro para Assim Falou Zarathustra.
Fuente: Biscoito Fino

No hay comentarios: